Buscar

A capacidade de ouvir determina o sucesso do seu relacionamento!

Atualizado: 11 de Dez de 2020



A capacidade de ouvir, ponderar, e ser cuidadoso ao responder o que ouvimos, deve estar presente em todos os níveis de relacionamentos – amizade, familiar, namoro, noivado e ainda mais no casamento.


Quando um ou mesmo os dois envolvidos em uma relação perdem a capacidade de ouvir, o relacionamento é afetado, e como consequência caminha a passos largos para o fracasso.



SABER OUVIR É UM DOS SEGREDOS DO SUCESSO


Observe todos os relacionamentos que você conhece e garanto que após observar cuidadosamente cada um deles vai perceber que quando os envolvidos conseguem ouvir um ao outro a relação é leve, harmoniosa, suave, cheia de paz e tranquilidade.


O oposto também é verdade, quando um deles ou os dois perdem essa capacidade o relacionamento torna-se pesado e passa a enfrentar conflitos intermináveis.






NÃO TENHA MEDO DE OUVIR


Conheço pessoas que não conseguem lidar com aquilo que ouvem, que têm medo de serem feridas por meio de palavras e por isso sempre que alguém se aproxima para tentar mostrar-lhes seus erros, logo partem para a defensiva e tentam a todo o custo impedir o outro de falar.


Elas falam mais alto, dão com ombros, ou mesmo saem e deixam o outro falando sozinho.


Nenhuma dessas atitudes fazem bem para nossos relacionamentos e no que diz respeito a relacionamentos amorosos, atitudes assim podem ser destrutivas.



NEM SEMPRE VAMOS OUVIR O QUE DESEJAMOS


Em alguns momentos vamos ouvir coisas que não gostamos, mas ainda que algumas palavras sejam muito desagradáveis, não podemos ter medo de ouvi-las.


Quando ouvimos algo que nos desagrada, este torna-se o momento perfeito para revelarmos o caráter de Cristo e o fruto do Espírito por meio de nossas reações em direção a quem nos ofendeu.


“O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei” [Gálatas 5:22,23]


Ainda que não sejamos capazes de escolher o que vamos ouvir, temos total responsabilidade sobre o que vamos responder. “Dar resposta apropriada é motivo de alegria; e como é bom a palavra na hora certa” [Provérbios 15:23].


NÃO ACEITE QUE TE FIRAM A TODO MOMENTO


É claro que, o caráter de Cristo deve ser revelado também na forma como falamos e portanto, não devemos falar tudo o que pensamos. Precisamos pensar em tudo o que falamos e jamais devemos falar tudo o que pensamos.


Salomão o homem mais sábio que já existiu escreveu que: “a resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira” [Provérbios 15:1].


Fica claro que saber falar é tão importante quanto saber ouvir e isso quer dizer que quando digo que não devemos ter medo de ouvir, não me refiro a casos extremos como acontece em muitos relacionamentos abusivos.



Existem pessoas que são maquinas de ferir, que deixam sair de suas bocas palavras duras e ferem a todos que estão por perto.


Isso é inaceitável.


E ninguém deve se submeter a um relacionamento com alguém assim.


Mas não é sobre isto que estou falando.


Não estou falando para você viver se submetendo a alguém que te fere com palavras e que te agride psicologicamente.




NÃO ROMPA O RELACIONAMENTO POR NÃO SABER OUVIR


Quando digo que precisamos saber ouvir, estou falando sobre não terminar um relacionamento que tem tudo para dar certo porque não sabemos ouvir uma critica, não sabemos ouvir um conselho, orientação ou quem sabe, ouvir o parceiro falando sobre algo que precisamos melhorar.


Estou falando de pessoas que ouviram coisas que lhes desagradaram, não perdoaram e estão colocando o relacionamento a perder por causa dessas palavras.


É preciso ouvir o outro, entender seus dilemas, angustias e lutas.


Só assim seremos capazes de andar mais uma milha juntos, saber onde estamos errando, onde podemos melhorar e o que podemos fazer para que o relacionamento prospere.


Sigamos o conselho de Tiago que disse: "meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar” [Tiago 1:19].



ASSISTA UM DE NOSSOS VÍDEOS NO YOUTUBE




NAMORO COM PROPÓSITO

Ipatinga, Minas Gerais, Brasil

Atendimento: Seg. a Sex. de 13h as 18h

(33) 9 8881 1677

contato@ncpoficial.com.br

CNPJ 24.096.557/0001-36

© 2020 por Namoro Com Propósito | Nossa missão é ensinar princípios para solteiros, namorados e noivos