Buscar

Amigo de verdade, não abandona seus amigos por causa de relacionamento!

Atualizado: 15 de Dez de 2020

“Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão” [Provérbios 17:17]


Você está solteiro e tem aqueles amigos parceiros para todas as horas, que vão com você até em velório se você convidar. Até que, um belo dia, você começa a namorar. E agora, você tem que dividir sua atenção entre o namoro e os amigos.


O parceiro quer sua atenção e faz tudo para conquistá-la e os amigos reclamam: – "foi só começar a namorar que você mudou".


Já aconteceu com você ou com algum amigo?

Se não aconteceu, é bom ir se preparando, pois sua hora vai chegar!


Das duas uma: você será o amigo com fama de ter abandonado suas amizades ou será abandonado. 💔


Porque isso acontece?



EM ALGUNS CASOS É NATURAL


É muito comum os amigos se sentirem abandonados quando alguém do circulo de amizade começa a namorar. E em certo sentido, eles estão certos. Mudamos muito quando começamos a namorar.


Antes de namorar podemos dar toda atenção e dedicar nosso tempo livre aos amigos. Mas quando começamos um namoro, surge uma nova etapa em nossa vida e essa nova etapa traz consigo uma nova responsabilidade: dar atenção a pessoa com quem nos relacionamos!


Sem contar que o inicio de um namoro é algo muito intenso, o casal está se conhecendo, descobrindo um ao outro e há uma boa dose de paixão.


Diante disso, é natural que alguém que começou a namorar dê menos tempo para os amigos, saia menos com eles e priorize estar com a pessoa com quem está namorando.


CUIDADO: NAMORO NÃO É TEMPO DE ATENÇÃO EXCLUSIVA


Dar mais atenção ao relacionamento é natural. Porém, não se pode confundir priorizar o parceiro com dar atenção exclusiva. Mas quer saber? Isso é muito mais comum do que parece!


Muita gente acaba dando exclusividade para o namoro logo quando começam a namorar, ficam o tempo todo um com o outro e por dedicarem todo seu tempo ao relacionamento, acabam deixando seus amigos - e outros relacionamentos importantes - de lado.


Mas será que isso é saudável?

Definitivamente, não!


Tudo bem sair menos com os amigos e mais com o parceiro, mas é muito errado fugir dos amigos, evitá-los e fingir que eles não existem só porque começou a namorar.


Na verdade, isso pode até ser perigoso!



ISSO É UM NAMORO IDIOTA


Costumo chamar esse tipo de relacionamento onde os namorados dão exclusividade um ao outro e abandonam seus amigos e compromissos de namoro idiota.


Já ouvir falar em um namoro assim?


O namoro idiota é uma armadilha do diabo.


É o tipo de relacionamento que afasta a pessoa dos amigos, dos familiares, da igreja e se a pessoa não abrir os olhos, afasta até mesmo de Deus.





Um namoro assim é perigoso por dois motivos:


1. NINGUÉM SABE O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O CASAL: No meu livro felicidade sem plateia dura mais aconselho que todo casal deve evitar expor o relacionamento, mas também advirto que o casal não deve ter um relacionamento isolado (ou escondido) das outras pessoas.


É sempre bom ter alguém por perto com quem podemos falar sobre as coisas que estão acontecendo, com quem podemos contar quando as coisas não estão bem e que pode nos ajudar a perceber se por acaso o relacionamento não está sendo abusivo.


Pessoas que abandonaram os amigos por causa do relacionamento, podem ter vergonha de pedir ajuda dele caso precisem.


E pessoas que vivem isoladas em torno do namoro podem não conseguir abrir mão de relacionamentos abusivos por se sentirem sozinhas.


Mas quem tem amigos, sabe que os amigos sempre estarão lá para ajudá-las caso o rompimento do namoro seja necessário.


2. COM QUEM VOCÊ VAI CONTAR SE O NAMORO TERMINAR? O problema de dar exclusividade para o relacionamento é que quando o namoro termina, essas pessoas que se afastaram de gente que era importante para elas para dar exclusividade ao namoro, acabam perdidas e sofrendo sozinhas.



Namorar é legal, porém não podemos nos entregar totalmente ao outro esquecendo-nos que existem outras pessoas ao redor. Afinal, nem tudo é como a gente quer. As coisas nem sempre saem como foram planejadas e o namoro que hoje é tudo amanhã pode ser nada. Hoje vocês visualizam o casamento, sonham em ficar juntos pra sempre, amanhã por algum motivo da vida, pode ser que não estejam mais juntos.


Isso acontece!


E é bom dizer que não é apenas namoros abusivos que terminam.


Namoros bons e com potencial para casamento também são rompidos todos os dias!


Não podemos pensar que isto nunca vai acontecer conosco!


Pode ser que já tenha acontecido, ou não, porém uma pergunta deve ser feita, “se” isso acontecer quem poderá te ajudar se você deixou todos os amigos de lado por causa do namoro?


E QUANDO O NAMORO TEM MENOS ATENÇÃO QUE OS AMIGOS?


Outro problema muito comum é a pessoa começar a namorar e não entender que sua vida mudou, que agora ela está em um compromisso e que este compromisso deve ser priorizado.


Devo lembrar que priorizar não é dar exclusividade!


Mas, priorizar é priorizar e isso significa que sempre que sua agenda com seu parceiro chocar com a agenda dos amigos, a agenda com o parceiro deve ser priorizada.


Não dá para querer ter um namoro e dar mais atenção para os amigos do que para a pessoa com quem você se relaciona.


É preciso ter amigos e é preciso dar atenção a eles, mas é necessário ter bem claro para si mesmo qual é o tempo e o espaço desses amigos na sua vida depois que você começou a namorar para que eles não atrapalhem o relacionamento.


E QUANDO OS AMIGOS CAUSAM PROBLEMAS?

Sei que existem casos e casos e que tem amigos que mais atrapalham que ajudam.


Tem amigos que vivem querendo fazer o outro terminar o namoro para todo mundo ficar solteiro, tem amigo que não gosta do parceiro do amigo por implicância e tem amigo que parece querer disputar nossa atenção com a pessoa com quem nos relacionamos.


E se este for o caso, o que fazer?


Se você percebe que seu amigo vive trazendo conflito para a relação e se o relacionamento é importante para você, só existem duas coisas a fazer:


1. CONVERSE COM O AMIGO: você pode mostrar como as atitudes dele está atrapalhando seu relacionamento, pedir que ele mude e dar um tempo para ele vai mudar.


2. E SE O AMIGO NÃO MUDAR? Se ele não mudar melhor se afastar dele. Sim! Eu sei, ele é seu amigo e sempre esteve lá para te ajudar, mas neste momento você está começando uma nova etapa na sua vida e seu amigo não está se ajustando a está nova etapa. Na verdade, ele está atrapalhando seu relacionamento e se você acredita que o relacionamento tem futuro, melhor se afastar deste amigo.


Vale lembrar que se afastar não é deixar de ser amigo, mas ir reduzindo o tempo com a pessoa até que você consiga encontrar o ponto de dar atenção a ele e impedir que ela cause problemas no relacionamento.



A IMPORTÂNCIA DO EQUILÍBRIO


O segredo da felicidade neste caso - e em muitos outros casos - está no equilíbrio.


E se você souber dar atenção ao seu relacionamento e aos seus amigos na medida certa, fará seu parceiro e seus amigos entenderem que nem sempre é preciso fazer uma escolha.


Respeitados os espaços e os limites de cada um, dá para conciliar os dois relacionamentos.


Mas para isso, será necessário que você tenha maturidade.


Só a maturidade te ajudará a fazer com que seu parceiro entenda que você já tinha uma vida antes de conhecê-lo e ser capaz de fazer seus amigos entenderem que sua vida não gira em torno deles.


E para que isso seja possível, é importante que você converse com seu parceiro e com seus amigos.


Que faça acordo com eles, que exija que eles cumpram a parte deles no acordo e que esteja pronto para cumprir a sua parte.


Dê tempo de qualidade para o seu namoro e priorize seu parceiro, mas não deixe que seu relacionamento e a pessoa com quem você se relaciona te sufoquem ao ponto de deixar Deus, sua família e seus amigos de lado.


ASSISTA A UM DE NOSSOS VÍDEOS NO YOUTUBE






131 visualizações0 comentário

NAMORO COM PROPÓSITO

Ipatinga, Minas Gerais, Brasil

Atendimento: Seg. a Sex. de 13h as 18h

(33) 9 8881 1677

contato@ncpoficial.com.br

CNPJ 24.096.557/0001-36

© 2020 por Namoro Com Propósito | Nossa missão é ensinar princípios para solteiros, namorados e noivos