Buscar

O QUE AS PESSOAS DIZEM SOBRE NAMORAR QUEM TEM FILHOS? – PARTE 2

Atualizado: 7 de Dez de 2020



Como acontece em relação a muitos assuntos, namorar quem tem filhos é um assunto que divide opiniões. E é natural que existam opiniões diferentes. Afinal, somos seres intrinsecamente diferentes e portanto, sempre que existirem duas ou mais pessoas em um mesmo lugar, haverá algum ponto no qual eles vão divergir.


Sigmund Freud, que é considerado o pai da psicanalise, afirmou que: “se duas pessoas estão sempre de acordo em tudo, só uma está pensando.” Já o jornalista estadunidense Walter Lippmann, foi contundente ao afirmar que: “quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando”. Portanto, existir diferentes ideias e opiniões é natural.


COMO ERA NO PASSADO?


Como vimos no post anterior, sempre existiram moças e rapazes que se tornavam pais e mães solteiros por terem se aventurado em uma vida sexual antes do casamento e o divórcio, também não é algo recente. No entanto, nunca existiram tantos casos de pessoas solteiras ou divorciadas com filhos, como temos hoje.


Nos tempos do Antigo Testamento, a gravidez antes do casamento era algo tão vergonhoso que havia um costume entre diversos povos de punir com a morte pessoas que engravidassem ou que que tivessem sido descobertas tendo relações sexuais antes do casamento.


Este costume ainda é praticado entre povos árabes.


De acordo com Shereen El Feki, médica especializada em imunologia molecular: em toda a região árabe, o sexo só é aceito no contexto do casamento, aprovado pelos pais, autorizado pela religião e registrado pelo Estado. O casamento é uma passagem para a fase adulta. Se você não se casa, não pode deixar a casa dos pais, não pode ter relações sexuais e, definitivamente, não deve ter filhos.


Shereen El Feki completa que: a gravidez antes do casamento ainda é vista como desonra a família e muitos assassinatos por motivos de honra são uma ameaça real contra inúmeras mulheres que engravidam na região árabe.





COMO ERA NO SÉCULO XX?


Até metade do século XX, qualquer pessoa que tivesse filhos antes do casamento eram tidas como pessoas impuras, vulgares e imorais. Neste tempo, os casos de pessoas solteiras com filhos eram mais raros. Por esse motivo, persistia o padrão social ditado pela esmagadora maioria da sociedade que afirmava que não era correto uma moça ou um rapaz namorar ou casar-se com alguém que possuísse filhos.


Este padrão social fazia com que as pessoas que se divorciavam ou que possuíssem filhos antes do casamento fossem vistas como um mau partido para um relacionamento e as famílias não admitiam que seus filhos se casassem com alguém nessas condições.


Entretanto, isso vem mudando.


Acontece que, com o aumento de casos de pessoas solteiras com filhos e com o elevado índice de divórcios existentes no Brasil e no mundo, foi necessário rever este assunto.


E portanto, diferente do passado, onde existia um padrão que desencorajava as pessoas a se casarem com quem possuía filhos, hoje este padrão vem sendo contestado e o assunto começa a dividir a opinião das pessoas.


HOJE EM DIA, NAMORAR ALGUÉM QUE TEM FILHOS AINDA É UM ASSUNTO QUE DIVIDE OPINIÕES:


Durante a pesquisa para essa série de artigos ficou muito claro que mesmo em nosso tempo, ainda existe uma maioria de pessoas que é contra a ideia de namorar quem tem filhos. Não são tantas pessoas com no passado. Mas ainda assim, 57% das pessoas que responderam à pesquisa ainda acreditam que é errado namorar ou casar com quem tem filhos. Proporcionalmente, 43% das pessoas disseram que não viam problemas em assumir um relacionamento com alguém que tivesse filhos.


Já no debate aberto, muitas pessoas apresentaram seus motivos para serem a favor ou contra. E se por um lado, havia quem descartasse a hipótese de namorar alguém que tem filhos e apresentaram barreiras que as impediam de assumir um relacionamento nessas condições. Por outro lado, também existiram aquelas pessoas que afirmavam que levariam a ideia do parceiro ou parceira ter filhos na maior tranquilidade e que não enxergavam problema nenhum nisto.


Além disso, também constatei a presença de um grupo de pessoas que não apenas expressaram suas opiniões contrárias, mas que também se colocaram a criticar duramente as pessoas que se posicionavam a favor de namorar quem tem filhos. Deste modo, logo surgiu um debate nada amistoso sobre o tema.


PORQUE É IMPORTANTE SABER O QUE DIZEM AS

PESSOAS?


Não devemos nos prender ao que os outros dizem para tomar nossas decisões ou fazer o que desejamos fazer. Acredito que, é muito importante orar e buscar a direção de Deus. Afinal, o que Deus diz é mais importante do que o que qualquer outra pessoa tem a dizer. Porém, existem que existem pelo menos dois motivos pelos quais devemos saber o que as pessoas dizem antes do tomar nossas decisões.


Em primeiro lugar, para podermos aprender com a experiência delas. Entendo que devemos aprender com nossos erros e acertos. Porém, se pudermos observar onde as pessoas erraram e acertaram ao tomar os mesmos caminhos que pretendemos tomar, certamente, erraremos menos e seremos mais felizes.


Em segundo lugar, sendo este um assunto tão polêmico e tendo a maioria das pessoas contra, é importante que você saiba o que as pessoas dizem sobre namorar alguém que tem filhos para saber se você está preparado para lidar com o preconceito e com a opinião dos outros. Portanto, caso você esteja disposto a entrar em um relacionamento assim, deverá estar ciente de que muito provavelmente, enfrentará certo preconceito de quem é contra.



O QUE DIZEM AS PESSOAS QUE SÃO CONTRA NAMORAR QUEM TEM FILHOS?


Ione Massanto, escreveu: “amo muito crianças, mas como solteira e sem filhos, prefiro escolher alguém que não tem filhos para começar minha própria família”.


Igualmente, Dênis Alves escreveu: “eu particularmente não entraria em um relacionamento assim, é uma pessoa que já tem uma ligação vitalícia com outra e em todos os casos que conheci, meus amigos tiveram problemas, então prefiro evitar”.


O QUE DIZEM AS PESSOAS QUE SÃO A FAVOR DE NAMORAR QUEM TEM FILHOS?


Iran Honorato escreveu: “Super tranquilo, minha esposa tem um menino e nos damos muito bem, trato ele como meu filho e ele me respeita muito. Uma pessoa com filhos não é um bicho de sete cabeças”.


Kianne Cananea escreveu: “Eu particularmente não me importo. Acredito que todos vivenciamos a vida de uma forma diferente e acredito que quando sentimos algo verdadeiro por nosso cônjuge, isso irradia para os filhos. Eu procuraria ser uma pessoa importante na vida dessa criança também. Relacionamento bom é aquele que vem para somar, não para monopolizar”.


QUEM ESTÁ ERRADO?


Qual das opiniões acima estão certas ou erradas? Nenhuma! Afinal, estamos falando do que as pessoas acreditam que são ou não capazes de lidar e sobre o que elas estão buscando para a própria vida.


Deste modo, nenhum de nós deve dizer que quem acha que não tem problema namorar alguém que tem filho está certo ou que quem encontra problemas em assumir um compromisso assim, está errado.


Precisamos respeitar as pessoas e o que elas acreditam ser o melhor para suas próprias vidas.


Porém, diante da existência de opiniões dividas como as que citei acima, pode ser que você se pergunte: se as pessoas pensam tão diferentes, como posso tomar uma decisão assertiva sobre este assunto?


SOMOS CONVIDADOS A PENSAR DE ACORDO COM A BÍBLIA:


Existe um principio cunhado por Martinho Lutero que ficou famoso na Reforma Protestante chamado de Sola Scriptura, ou seja, Só a Escritura. De acordo com Lutero, a Bíblia é nossa regra de fé e conduta. Por regra de conduta, você deve entender que na Bíblia nós encontramos direta ou indiretamente, conselhos para todas as áreas da nossa vida e por isso, devemos consultá-la antes de tomar decisões.


Assim, não importa quantas opiniões existem sobre um mesmo assunto. Somos convidados a pensar de acordo com a Bíblia e portanto, não é a opinião das pessoas que deve prevalecer sobre nossas decisões, mas sim, o conselho divino registrado na Sagrada Escritura.


Desta forma, no próximo post, vou tratar sobre O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE NAMORAR ALGUÉM QUE TEM FILHOS.


Para você não perder este texto, sugiro que cadastre seu e-mail e assine nossa lista de notificações. Clique aqui

ASSISTA UM DE NOSSOS

VÍDEOS NO YOUTUBE




359 visualizações0 comentário

NAMORO COM PROPÓSITO

Ipatinga, Minas Gerais, Brasil

Atendimento: Seg. a Sex. de 13h as 18h

(33) 9 8881 1677

contato@ncpoficial.com.br

CNPJ 24.096.557/0001-36

© 2020 por Namoro Com Propósito | Nossa missão é ensinar princípios para solteiros, namorados e noivos